Senso de Identidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Seu senso de identidade se refere à sua percepção da coleção de características que te definem.

Traços de personalidade , habilidades, gostos e desgostos, seu sistema de crenças, seus valores e as coisas que te motivam – tudo isso contribui para a autoimagem, para a sua identidade única como pessoa.

Pessoas que podem facilmente descrever esses aspectos da sua identidade normalmente têm um senso bastante forte de quem são. Já quem precisa se esforçar para nomear mais do que algumas dessas características pode apontar para um senso de identidade menos definido.

Você pode não passar muito tempo pensando conscientemente sobre sua identidade, mas ainda assim isso afeta sua vida. Saber quem você é permite que você viva com propósito e desenvolva relacionamentos satisfatórios , que podem contribuir para uma boa saúde emocional.

Algumas pessoas podem ir muito longe na vida sem entender muito da sua identidade. Portanto, você deve estar se perguntando: um forte senso de identidade realmente faz diferença?

O autoconhecimento torna mais fácil aceitar a sua totalidade, tanto as características das quais você se orgulha quanto aquelas que gostaria de melhorar. Se você se sentir insatisfeito com certos aspectos de si mesmo, será mais fácil lidar com essas áreas quando tiver um forte senso da sua natureza e habilidades.

A falta de um senso de identidade claramente definido, por outro lado, muitas vezes torna difícil saber exatamente o que você quer. Se você se sentir inseguro ou indeciso quando chega a hora de fazer escolhas importantes, pode acabar optando por fazer qualquer escolha .

Como resultado, você pode simplesmente flutuar pela vida, levado por outras pessoas e circunstâncias, em vez de seu próprio impulso. Isso geralmente leva ao descontentamento, mesmo quando nada específico parece errado e você não consegue identificar a fonte da sua infelicidade. O conceito de “eu” nem sempre é fácil de entender, em parte porque sua identidade muda e se desenvolve naturalmente ao longo da vida conforme você aprende e cresce.

É normal ter alguns momentos de confusão ou dúvida. Se você sempre se sente insatisfeito ou tem dificuldade em identificar suas necessidades e desejos, reserve um tempo para uma pequena autodescoberta.

2 Comentários


  1. Boa tarde! É possivel ser positivo o tempo todo diante de momento tão dificil?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *