A hora de buscar a Psicoterapia

Tempo de leitura: 7 minutos

Já falamos por aqui do quanto a nossa vida é feita de momentos, de lutos, perdas cotidianas, de relacionamentos, de escolhas e decisões, que estamos em constante processo de mudança e que existe em nós uma tendência que nos move a nos desenvolvermos, quando temos condições necessárias para isso. 

Isso tudo faz parte do nosso processo de autoconhecimento. E isso acontece com todos nós. Ser psicoterapeuta ou psicólogo passa por um processo constante de autoconhecimento, de descoberta de nós mesmos, ou seja, precisamos conhecer em nós todas as facetas da psique humana para poder estar com o outro. 

É por isso que levamos anos e passamos toda a nossa vida profissional em processo de autoconhecimento, da nossa própria psicoterapia. 

A psicoterapia já ajudou milhões de pessoas pelo mundo. A terapia da conversa pode ajudar as pessoas a superar a dor do passado e desenvolver estratégias de enfrentamento para o futuro. Também pode ajudar uma pessoa a definir seus objetivos, esclarecendo quem são e o que querem da vida.

Vamos conversar mais um pouco sobre esse assunto? Você sabe quais são os sinais que indicam que pode ser o momento de buscar uma psicoterapia? Todo processo de terapia é longo? Que benefícios a Psicoterapia vai trazer para você? Acompanhe os próximos vídeos. 

Todo processo de terapia é longo?

Às vezes se espera que o processo psicoterapêutico seja rápido. É claro que temos várias modalidades de serviços psicológicos e às vezes a pessoa só precisa mesmo de um acolhimento, de uma ou poucas consultas psicológicas, um de um plantão psicológico, mas quando fala-se de psicoterapia o processo é mais intenso e demorado.  

A terapia é um processo de aprendizagem onde aprendemos novos aspectos de nós mesmos, novas maneiras de se relacionar com o outro, novos modos de comportamento e isso por si só não é fácil!

Porque pode demorar mais tempo? Se a nossa vida está em constante processo de mudança e existe em nós uma tendência para que a gente possa se desenvolver psicologicamente, é normal que esse caminho de se conhecer e de buscar dentro de nós as condições necessárias para esse desenvolvimento seja um pouco mais demorado. 

Então, não há paradas para àquilo que ainda podemos ser, descobrir de nós, para as nossas transformações e desenvolvimento das nossas habilidades socioemocionais..da nossa inteligência emocional. 

O que é inteligência emocional? – Significa ter consciência de nós mesmos, dos nossos sentimentos, habilidades e do que se passa conosco a nível emocional, de sabermos lidar com a nossa subjetividade e também de interagir com a do outro, nas relações interpessoais. 

Mas, quando eu saberei que é o momento de realizar a psicoterapia, quando eu devo buscar esse processo profundo de autoconhecimento?

7 Sinais que indicam que é hora de começar a psicoterapia

Bem, você saberá de algumas formas, eu costumo dizer que a psicoterapia pode ser uma forma de prevenção à saúde mental quando reconhecido os primeiros sinais de uma necessidade antes destes sinais se transformarem em sintomas de adoecimento psicológico (agora na pandemia por exemplo…) 

Sem desconsiderar as contribuições da genética, do ambiente e do contexto psicossocial, você pode reconhecer esses sinais bem antes de um quadro diagnóstico por exemplo, de depressão, síndrome do pânico, ansiedade generalizada. 

Quais são esses sinais de reconhecimento que pode ser o momento de você começar a psicoterapia?

  • Sabe aquela sensação desconfortável que você sente, que fica incomodando, quando há um conflito entre o que eu penso, sinto e faço. Um estado de tensão interna vindo de um conflito entre o que a pessoa deseja e a sua realidade, entre as necessidades do lugar e das pessoas onde convive e as suas; às vezes nós temos uma imagem de nós mesmos, uma ideia de quem somos, mas os nossos comportamentos ou o que as pessoas dizem sobre nós é muito diferente daquilo que pensamos ser, algo que não encaixa! Chamamos de uma incongruência, um conflito entre o que eu sinto, penso e as minhas ações (elas não combinam, estão diferentes entre si); 
  • Prestando atenção nas reações emocionais que você pode estar sentindo, como por exemplo: aumento da sensação de medo por coisas que antes você não sentia, insegurança, ansiedade, angústia, tédio, tristeza, insatisfação com a vida, trabalho, estudos; aumento do estresse. 
  • quando há um nível de angústia existencial, na qual você se questiona sobre o que realmente sente, deseja, quer e não encontra saídas para isso.
  • dúvidas e mais dúvidas, dificuldades de tomar decisões o que também está atrelada a insegurança.
  • desconfiança das suas capacidades, culpa em excesso, autocrítica negativa.
  • impulsividade, compulsividade no dia a dia.
  • e algo bem importante, você precisa sentir esta necessidade e querer fazer essa caminhada de inserção em relação a si mesma(o), porque é algo muito subjetivo, único de cada pessoa. Eu posso querer, desejar que o outro faça psicoterapia, se desenvolva, mas só ele pode decidir por isso.

Uma medida interessante é você sentir quando alguma dessas características que eu citei começar a trazer prejuízos às suas atividades de vida diária como trabalhar, se relacionar consigo mesmo e com os outros como amigos, colegas, filhos, cônjuge, namorado familiares…e podem ser prejuízos pequenos não precisa esperar, porque se tornarão graves!

Os benefícios da Psicoterapia

Na medida em que avançamos no processo de autoconhecimento, vai ficando mais fácil reconhecer estes sinais no seu organismo, quando este não vai bem, vamos logo sentir e ter insights do que está poderá estar acontecendo conosco. Afinal a vida é cheia de altos e baixos e não será nada fácil passarmos por ela ilesos de sofrimentos e de transformações. 

No mundo volátil, imprevisível, tecnológico que estamos vivendo, onde tudo muda o tempo todo, vai ser cada vez mais comum vivermos processos de transformação que vão exigir de nós novas posturas, decisões e habilidades relacionais e o autoconhecimento será um grande aliado nisso, se não, seu principal diferencial. 

Entre as doenças emocionais a psicoterapia vai auxiliar quem está com depressão, quem sofre com ansiedade, estresse, quem está passando por problemas familiares, problemas de relacionamento, quem precisa resolver sua sexualidade, quem passa por traumas, medos intensos, violências ou enfrenta vícios. Em todos estes casos e em muitos outros a psicoterapia é benéfica. Clinicamente falando a psicoterapia também é indicada em diversos casos de doenças físicas e doenças crônicas. 

Porém, o principal benefício da Psicoterapia é a capacidade de fazer com que a pessoa se sinta compreendida. Você consegue imaginar o tamanho e a amplitude que a compreensão tem, principalmente nos dias atuais?

Inúmeros são os benefícios da psicoterapia, mas promover o autoconhecimento pode ser o melhor deles. Com autoconhecimento abrimos novas perspectivas, encontramos novos caminhos e ficamos mais saudáveis.

Termino esse texto citando Carl Rogers:

“A pessoa que estiver completamente aberta a sua experiência terá acesso a todos os dados possíveis da situação que fundamentará seu comportamento; às exigências sociais, as suas próprias necessidades complexas e possivelmente em conflito, a sua recordação em situações semelhantes, a sua percepção do caráter único dessa situação determinada, etc. Os dados seriam de fato muito complexos. Mas o indivíduo poderia permitir ao seu organismo total, com a participação da sua consciência, considerar cada estímulo, cada necessidade, cada exigência, à sua intensidade e importância relativas, e a partir desse cálculo e dessa apreciação complexa, descobrir a atitude que mais integralmente satisfizesse as suas necessidades perante a situação”. (ROGERS, 2009, p. 217).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *