Orientação profissional: recalculcando a rota

Tempo de leitura: 2 minutos

Já se flagrou repensando a sua carreira profissional, com dúvidas sobre sua área de formação e atuação, questionando se é realmente o que desejava?

Você tem se sentido realizado(a) na sua profissão?

Muitas vezes, somos ensinados que a vida é um caminho reto, com começo, meio e fim. E nesse caminho, de direção única, crescemos, estudamos, escolhemos uma profissão, sonhamos com nosso futuro e a vida estará completa!

No entanto, quem já percorreu pelo menos um tanto desse caminho, provavelmente já descobriu que a vida não é feita, pelo menos na maioria das vezes, de um único caminho. E sim de vários, caminhos cheios de muros e esquinas, encruzilhadas, terra de chão, asfalto, pontes, pontes quebradas. Muitas vezes, só descobrimos de fato o sentido que a profissão terá para nós ao vivê-la no dia a dia. É na experiência que vamos descobrir o quanto aquele fazer nos realiza, ou não.

É importante dizer que, mesmo nos realizando, não vamos ser felizes sempre na nossa profissão, assim como, no restante da vida, a carreira profissional também poderá ser de altos e baixos e não será por isso que vamos querer mudar de profissão. Mas saiba que, se o descontentamento com o seu trabalho e a não realização profissional se tornarem rotina, talvez seja o momento de repensar a sua profissão.

A vida, por não ser feita de um único caminho, por mais angustiante que isso possa ser, também possibilita muitas descobertas e possibilidades. A psicoterapia pode ajudar neste processo, pode ser um facilitador na construção de um terreno mais sólido psiquicamente para a compreensão do que você vai querer, dos seus desejos e necessidades, além da descoberta de novas potencialidades e habilidades profissionais.

É uma ilusão achar que as coisas se ajeitam quando não tem mais jeito para as coisas! A direção que a gente escolhe profissionalmente, não é fixa, assim como a vida, ela se faz ao caminhar e no meio do caminho podemos descobrir que queremos mudar de rota.

Você quer mudar de rota?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *