O que é um complexo de superioridade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um complexo de superioridade é um comportamento que sugere que uma pessoa acredita que é de alguma forma superior às outras. Pessoas com esse complexo geralmente têm opiniões exageradas de si mesmas e podem acreditar que suas habilidades e realizações superam as dos outros.

No entanto, um complexo de superioridade pode realmente estar escondendo baixa autoestima ou um senso de inferioridade.

Foi o psicólogo Alfred Adler que descreveu pela primeira vez o complexo de superioridade. Ele destacou que o complexo é um mecanismo de defesa para sentimentos de inadequação com os quais todos lutamos. Para ele o complexo de superioridade é uma situação que se cria quando uma pessoa supercompensa o complexo de inferioridade que sente, uma maneira de encobrir sentimentos de fracasso ou falha.

Em resumo, as pessoas com um complexo de superioridade frequentemente têm atitudes arrogantes em relação às pessoas ao seu redor de forma a querer compensar a sensação de inferioridade que sente.

Os sinais do complexo de superioridade podem incluir:

  • Altas avaliações de valor próprio;
  • Alegações orgulhosas que não são apoiadas pela realidade;
  • Atenção exagerada à aparência ou vaidade;
  • Opinião excessivamente alta de si mesmo;
  • Autoimagem de supremacia ou autoridade;
  • Sobrecompensação para elementos específicos da vida;
  • Mudanças de humor, muitas vezes agravadas pela contradição de outra pessoa;
  • Baixa autoestima subjacente ou sentimentos de inferioridade.

Neste momento você deve estar pensando que já identificou algumas dessas características em outra pessoa do seu convívio. Eles podem ser fáceis de identificar, principalmente após alguns anos de relacionamento. Mas combinar essas características com o complexo em si não é tão fácil.

Muitos desses “sintomas” também podem ser causados ​​por várias outras condições. Estas incluem transtorno de personalidade narcisista e transtorno bipolar.

Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode realizar uma avaliação ampla dessas características e conseguir identificar o problema real. Isso geralmente está relacionado a uma baixa autoestima ou senso de inferioridade. Se isso for descoberto, um complexo de superioridade se tornará distinto de outros problemas possíveis.

Um complexo de superioridade é um senso exagerado de autoestima. Esconde sentimentos reais de menos valia. O complexo de inferioridade, é um sentimento exagerado de fraqueza, a pessoa tem uma opinião ruim sobre si mesma, sente-se incapaz de lidar com as demandas da vida.

Na teoria da psicologia individual de Adler, um complexo de superioridade e um complexo de inferioridade estão ligados. Ele sustentava que uma pessoa que agia de forma superior aos outros e os considerava menos dignos estava realmente escondendo um sentimento de inferioridade amplo. Da mesma forma, algumas pessoas que têm aspirações realmente altas podem tentar escondê-las fingindo ser modestas ou até incapazes.

A psicologia individual é baseada na ideia de que todos nós estamos nos esforçando para superar um sentimento de inadequação ou inferioridade, e isso nos leva a dominar habilidades e criar uma vida significativa de pertencimento e sucesso. Para Adler o sentimento de inferioridade faz parte do humano e serve como força motivadora para o nosso crescimento se estivermos disponíveis para nos desenvolvermos como pessoas ao longo da vida e aprendermos sobre nós mesmos. Quando não conseguimos lidar de maneira saudável com esse sentimento podemos desenvolver o complexo de superioridade.

Na busca pela superação ou realização das nossas necessidades humanas, como a necessidade de estima e autorrealização, desenvolvemos estratégias psicológicas de nos autorregularmos. Abraham Maslow na sua teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas propõe que essas necessidades podem ser influenciadas ou anuladas pelo aprendizado, pelas expectativas sociais e pelo medo da desaprovação. Cabe a cada um de nós descobrirmos como temos reagido ao nosso sentimento de inferioridade e como fazemos para superá-lo. 

Superar sentimentos de inferioridade é a motivação para criarmos a vida que queremos. Nesse contexto, um complexo de superioridade pode ser o resultado ou a reação a uma sensação de fracasso em atingir os objetivos ou em corresponder às expectativas internas. 

Referência: Schultz, Duane P.; Shultz, Sydney E. Teorias da Personalidade.  São Paulo: Cengage Learning, 2014.

1 comentário


  1. Mas oque fazer se eu sou melhor do que todas essas pessoinhas insignificantes, ter que aturar algumas pessoas falando que para aproveitar a vida ao máximo tem que fumar, ir para festas, beber até entrar em um coma alcoólico, isso tudo eu desprezo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *