Mantendo a saúde mental em home office

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sempre sonhou trabalhar em casa, parar de enfrentar trânsito, ter horários flexíveis e poder cumprir suas tarefas de qualquer lugar no mundo?

Bem, infelizmente, ser um nômade digital, como são chamados esses trabalhadores, não é uma opção no momento, com fronteiras do mundo fechadas em função da pandemia. Mas, trabalhar em casa, fazendo seus próprio horários, foi de opção a obrigação em poucos dias. 

Todos que não estão prestando serviços essenciais, precisarão de alguma forma se adaptar a esse novo método, que por muitas vezes, fica bem longe da fantasia de liberdade e flexibilidade. 

Nem tudo é perfeito 

Estudos americanos afirmam que 50% da força de trabalho dos Estados Unidos não terá vínculo empregatício em um futuro não muito distante. Isso significa que provavelmente as grandes corporações, escritórios cheios de pessoas, e aquele ambiente corporativo que estamos acostumados desde a década de 80, poderá dar lugar a um novo ambiente, com menos gente fisicamente juntos, mas virtualmente em equipe. 

O home office, como é chamado essa forma de trabalho, já é uma realidade hoje para muita gente. O número é tão grande que já é possível identificar através de pesquisas padrões e comportamentos que as pessoas acabam tendo nessa maneira de trabalhar. 

O primeiro conceito quebrado foi o de “ter mais tempo livre’’. É comum o relato de pessoas que depois que passaram a trabalhar em casa viram suas jornadas de trabalho aumentar diariamente. Os motivos podem ser vários. Os principais são:

  • misturar o tempo de trabalho com atividades rotineiras da casa, não sabendo mais quanto tempo já se trabalhou ou quanto tempo ficou preparando o almoço, por exemplo;
  • diminuição do foco, que faz com que a pessoa, por estar em casa, acredite que possa procrastinar, afinal se precisar vai poder trabalhar em horário não habituais. 
  • cobrança maior das empresas, que acredita que o home office é uma espécie de bônus, e passa a exigir mais do colaborador que se sente cada vez mais pressionado a entregar melhores resultados. 

Em todas essas situações, as pessoas passaram a ter jornadas não mais de 8 horas diárias de trabalho, chegando em alguns casos até 12 horas. O tempo que estaria livre para fazer outras atividade para si, acaba sendo ocupado por mais trabalho. Junte a isso, o fato da pessoa passar mais tempo em casa, sair menos, se relacionar menos com outras pessoas, parar de se arrumar para o trabalho, etc… Então que o que seria uma vantagem, passa a ser um problema, e a pessoa agora vive para o trabalho. 

A pergunta que fica agora é: se com o coronavírus o home office virou uma realidade para muita gente, como podemos manter a saúde mental e organizar esta rotina para que ela seja saudável e produtiva? 

Tente trabalhar um número definido de horas por dia

Quando você é seu próprio chefe ou está longe dos olhos dele, você tem a flexibilidade de criar sua própria agenda, mas também é fácil se sobrecarregar. É especialmente difícil ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal quando elas estão tão próximas e não há mais o limite físico da porta da casa e da porta da empresa para delimitar. 

 Para evitar o desgaste, é preciso fazer um esforço consciente de definir horários para nós mesmos. Utilize a tecnologia a seu favor e passe a contar horas de trabalho. Assim que você bater as horas semanais de seu contrato, pare e respeite seu tempo. Se a empresa estiver exigindo flexibilidade da sua parte, por estarmos em tempos difíceis para a economia, tente negociar tarefas, estabelecer urgências que precisem ser resolvidas ainda naquela semana, e jogar os prazos possíveis para a semana seguinte. 

Estabeleça limites claros

Limites são tudo. É importante trabalhar dentro do nosso horário comercial diário. E você pode defini-lo de acordo com a sua realidade e a da sua empresa. Mesmo que você seja um freelancer e seu trabalho envolva se relacionar com clientes, é importante definir expectativas com seus clientes e fazer isso por meio de comunicação e acompanhamento. Nossas ações precisam corresponder ao que dizemos, pois de alguma forma estamos treinando as pessoas sobre o que esperar de nós. Um contrato de trabalho é uma série de deveres e obrigações que devem ser cumpridas e que as duas partes estão de acordo quando assinam. Se você está cumprindo o contratado, não se cobre em entregar mais ou em estar mais presente. 

Isso significa que não é necessário verificar ou responder e-mails após o horário de trabalho. Quando dominamos nossos limites, temos espaço para desconectar e nos divertir. 

Aprenda a programar a sua nova rotina 

Quando temos a obrigação de trabalhar em uma empresa, acabamos criando uma rotina de forma automática. Temos hora para acordar, tempo exato para afazeres, tempo do trânsito, hora para entrar, para a pausa do café, almoço, e hora para sair. Geralmente, depois que saímos do trabalho entendemos que este tempo deve ser usado para cuidar de nós mesmos. 

Trabalhando em casa é comum que a sua rotina fique atropelada, e você faça tudo em horários diferente dos habituais. Isso pode causar a sensação de dias sempre iguais e de estar sempre trabalhando. 

Por mais difícil que possa parecer, tente programar sua rotina de forma que você consiga manter sua mente saudável. Tenha hora certa para acordar, programe pausas, se alimente corretamente e em horários que você está acostumada(o), e nunca esqueça de reservar tempo para o seu lazer. 

De que forma a sua saúde mental pode ser prejudicada no home office?

Dois problemas são mais comuns para quem trabalha em casa: a ansiedade e o estresse. São comuns justamente porque são reações emocionais que podem se originar a partir de uma rotina desajustada. 

A ansiedade vem principalmente com a cobrança, que os outros fazem em você, e também a que fazemos em nós mesmos. Aceitar que essa é apenas mais uma forma de trabalho totalmente de acordo com os nossos tempos e nossas condições como seres humanos evoluídos e imersos em um mundo pós digital, pode tirar o estigma de que trabalhar em casa é algo fácil. O home office não é prêmio, não é vantagem, não é “corpo mole”, é apenas uma adaptação. Muitas empresas e muitos trabalhadores estão tendo que “cair dentro” dessa realidade agora, então acalme-se e não se cobre tanto. Você não está sozinho(a) nessa nova descoberta. 

O estresse vem com a dificuldade de estabelecer limites e com a falta de válvula de escape. Para muitas pessoas, o ato de sair para trabalhar era a chance de se desligar dos problemas da casa e da rotina atribulada dos familiares. Quando você precisa lidar com isso e ainda assim seguir cumprindo toda sua rotina, você perde esse momento. Quando estamos fisicamente na empresa, nossos familiares e amigos tendem a respeitar mais esta barreira, evitando ligar ou enviar mensagem na hora do trabalho. Em casa, é comum que sejamos interrompidos a todo momento, e com isso você comece a ficar tentando equilibrar casa e trabalho. E tudo isso acaba gerando mais estresse. 

A ansiedade e o estresse podem gerar doenças mentais e atrapalham nossa saúde como um todo. Se de alguma forma, essa nova rotina está te trazendo mais problemas do que soluções, considere sempre contar com uma ajuda profissional. Reservar uma hora por semana para fazer psicoterapia online pode ajudar você a entender e a lidar melhor com novas situações e configurações familiares ou empresariais. 

Mais importante ainda é que você não permita que emoções e sofrimentos se acumulem, sem serem resolvidos ou esclarecidos. Existem pessoas que sofrem até mesmo quando precisam ser flexíveis, e tudo bem, isso é normal. A psicoterapia vai permitir que você busque esse entendimento e tenha mais clareza para lidar com o novo. 

1 comentário


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