Falando sobre superação depois de ler a autobiografia de Viola Davis: ‘Em Busca de Mim’

Tempo de leitura: 3 minutos

Photo by Gage Skidmore

“Em busca de mim” é uma autobiografia da atriz Viola Davis, publicada em 2022. No livro, Davis narra sua história desde a infância difícil em Rhode Island, nos Estados Unidos, até o estrelato. Nascida em uma família pobre e desestruturada. Sua mãe era alcoólatra e seu pai era violento. Ela foi vítima de abuso sexual e racismo desde a infância.

Apesar das adversidades, Davis sempre sonhou em ser atriz. Ela começou a atuar em peças de teatro na escola e, aos 19 anos, mudou-se para Nova York para seguir sua carreira. Viola Davis enfrentou muitos desafios no início. Ela foi rejeitada por muitos papéis e teve que trabalhar como garçonete para se sustentar. Mas ela nunca desistiu de seu sonho. Com talento e determinação, conquistou seu espaço na Broadway e no cinema.

Em 2016, Davis ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação no filme Fences. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio desde Halle Berry, em 2002. “Em busca de mim” é um livro inspirador que conta a história de uma mulher que venceu todas as adversidades para alcançar o sucesso.

O livro aborda diversos temas, incluindo superação, empoderamento, racismo e inspiração para quem quer lutar por seus sonhos. A superação é um dos mais impactantes. A história de todas as adversidades que a atriz teve que enfrentar poderiam ter um rumo totalmente diferente. Alerto que não se trata de uma motivação simplória, mas sim de como obstáculos que vamos encontrando ao longo do caminho são possíveis de serem vencidos. Não há mérito, cada história é única, mas todo ser humano tem em si essa capacidade. 

Superação na psicologia

A superação é um processo psicológico que envolve a capacidade de lidar com adversidades e situações difíceis. É um processo que pode ser longo e desafiador, mas que pode levar ao crescimento e à transformação pessoal. Na psicologia, a superação é frequentemente estudada em contextos de trauma e perda. Nesses contextos, as pessoas são confrontadas com experiências que podem ser extremamente difíceis de lidar. No entanto, muitas pessoas são capazes de superar esses desafios e reconstruir suas vidas. Existem diversos fatores que podem contribuir para a superação, incluindo a resiliência, o apoio social, a autoestima e desenvolver habilidades de enfrentamento. 

Gosto de pensar na palavra superação como –  viver, continuar, seguir em frente, apesar daquilo que nos aconteceu, das perdas, dos traumas, dos medos, das traições… A nossa história de vida contribui para sermos quem somos, nossas dificuldades e facilidades, mas ela não determina a nossa existência. Há formas de resistir, formas de sermos mais resilientes ao passado e ao que nos acontece no presente. 

Sinto que a superação começa quando assumimos alguma responsabilidade. O que aconteceu no passado aconteceu, mas no momento presente, é minha responsabilidade fazer algo sobre isso. No livro, Viola conta como ela foi superando e passando pelas adversidades da vida, foi encontrando jeitos de lidar com os traumas (passados e presentes) contando com a ajuda profissional da psicoterapia. Sinto que a história dela nos dá forças para seguirmos com as nossas.

A superação é um processo individual e não há uma fórmula única para alcançá-la. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar, como aceitar a situação. O primeiro passo para superar uma adversidade é aceitá-la. Isso não significa que você precisa gostar da situação, mas que precisa aceitá-la como ela é. Buscar apoio também é fundamental. Procurar apoio de pessoas que você confia e de um profissional de psicologia pode ser muito importante para o processo de superação.

Cuidar de si mesmo física e emocionalmente durante o processo de superação. Faça coisas que te façam bem e que te ajudem durante o processo. E por fim, buscar ajuda profissional. Se você estiver tendo dificuldade em superar uma adversidade, procure ajuda profissional. A psicoterapia pode te ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento e a lidar com as emoções que estão associadas à situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *