Depressão e Doenças Crônicas

Tempo de leitura: 2 minutos

Pessoas que têm doenças crônicas são mais propensas a desenvolver depressão. Uma doença crônica pode ser brevemente definida como uma condição que dura 3 meses ou mais, não é evitável pela vacinação e não tem cura existente, apenas tratamento.

Algumas das doenças crônicas mais comuns incluem doenças cardíacas, dores crônicas, diabetes, asma, Parkinson, e outras. Milhões de brasileiros convivem com doenças crônicas e muitas delas não são diagnosticadas corretamente ou imediatamente. Pode ser incrivelmente desgastante a nível emocional saber que algo não está bem fisicamente e, no entanto, não ser capaz de obter um diagnóstico e tratamento.

Uma vez diagnosticado, podem surgir problemas adicionais. Normalmente, o tratamento se concentra na parte física da doença; enquanto isso, os aspectos emocionais podem acabar não recebendo a devida atenção. No início e durante o curso de uma doença crônica, pode ser difícil que a pessoa consiga definir como está se sentindo, afinal são tantas dúvidas e angústias!

Um diagnóstico de doença crônica pode levar a uma sensação de perda do senso de si. Pode ser solicitado que a pessoa reduza ou elimine certas atividades. Mudanças na dieta e exercícios podem ser necessários. Em alguns casos as cirurgias podem ser mencionadas, e talvez a pessoa nunca tenha feito uma cirurgia. Muitas coisas podem mudar quando se é diagnosticado. O problema é que a pessoa segue a mesma, com seus sonhos e planos.

A maioria das doenças crônicas são invisíveis, e isso pode dificultar a sensação de estar sendo entendido(a). Pode ser confuso também. O que se vê no espelho nem sempre é uma representação correta de como se sente por dentro.

Se é difícil processar uma doença, explicá-la pode ser ainda pior. Sentir que você precisa explicar seus sintomas a outras pessoas pode ser cansativo. É preciso muita energia para funcionar diariamente com doenças crônicas, e aqueles que não têm uma doença crônica podem ter dificuldade em entender isso. Pode parecer que a pessoa está constantemente tendo que se defender.

Emocionalmente, a pessoa pode se perguntar se alguma vez se sentirá como seu antigo “eu” novamente. Poderá se perguntar ainda, sobre como vai fazer para lidar com as perguntas familiares, com os novos hábitos de vida, poderá diminuir as responsabilidades no trabalho e em casa, e sua vida social pode ser afetada. Algumas mudanças podem ser relativamente fáceis de implementar e outras podem ser mais difíceis. A depressão pode se desenvolver como resultado de ter que fazer alterações que afetem a vida, mesmo quando essas alterações aumentarão suas chances de sobreviver à doença.

A psicoterapia pode desempenhar um papel importante no gerenciamento emocional de doenças crônicas e no tratamento da depressão, oferecendo conforto e entendimento. Permitindo que a pessoa desenvolva habilidades de enfrentamento para gerenciar os aspectos emocionais e físicos da doença crônica.