Depressão e Idosos

Tempo de leitura: 2 minutos

Depressão e Idosos

Às vezes, os sintomas da depressão nas pessoas idosas não são tão óbvios, pois geralmente se desenvolvem gradualmente e, como todos nós sentimos alguma tristeza em alguns momentos da vida, pode ser difícil saber quando está sendo demais.

Uma pessoa idosa pode ficar deprimida  se, por mais de duas semanas, sentir-se triste, apática ou infeliz na maior parte do tempo ou perder o interesse e o prazer na maioria de suas atividades habituais. 

É importante observar que todos experimentam alguns desses sintomas de tempos em tempos e isso pode não necessariamente significar que a pessoa está deprimida. Da mesma forma, nem todas as pessoas que sofrem de depressão terão todos esses sintomas.

Os idosos com depressão tendem a apresentar mais sintomas da categoria física em comparação com as outras categorias. Portanto, é mais provável que uma pessoa idosa apresente-se ao seu clínico geral com várias queixas físicas e dificuldade para dormir, em vez de queixas de tristeza, desânimo, desesperança ou mau humor.

Uma linguagem diferente também pode ser usada quando os idosos se referem à depressão. Em vez de descrever ‘tristeza’, por exemplo, eles podem falar sobre ‘seus nervos’.

O diagnóstico adequado da depressão geriátrica pode ser difícil. O primeiro ponto de contato médico para adultos mais velhos é geralmente o médico regular. Se eles estiverem em um asilo ou casa de repouso, os profissionais de saúde ou enfermeiros podem perceber os sintomas da depressão.

Um especialista em saúde mental precisa avaliar seus sintomas, humor, comportamento, atividades diárias e histórico de saúde da família. Eles devem perguntar questões como:

  • Há quanto tempo a pessoa está se sentindo deprimida?
  • Possíveis causas da depressão? Se é exógena, por causas externas ou endógena, causas internas?
  • Teve alguma mudança na sua vida nos últimos meses como a perda de um ente querido, doença ou outra?
  • Se a pessoa já teve depressão no passado?

A depressão geriátrica pode piorar os problemas associados ao envelhecimento. Nem sempre é fácil diagnosticar, mas o tratamento adequado pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.

Se você está preocupado com o fato de alguém que você conhece estar deprimido, saiba que a família e os entes queridos podem ter um efeito profundo nos cuidados de um adulto mais velho. Incentive o tratamento e ofereça apoio para ajudar seu ente querido a viver uma vida plena e feliz.

5 Comentários


    1. Oi Olivia, muito obrigada, fico feliz que os conteúdos fazem sentido para você e tem lhe ajudado nas suas reflexões de vida. Um forte abraço para você!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *