A experiência de final de ano e a saúde mental

Tempo de leitura: 2 minutos

O jeito que vamos sentir e viver essa época de final de ano vai depender de qual ou quais significados essas datas têm ou tiveram para nós. Se durante a sua infância, adolescência o natal e ano novo foram experiências boas, divertidas, é muito provável que seja assim, hoje também. Mas isso não é uma regra. Para muitas pessoas essas datas são difíceis e trazem outras lembranças.  É importante respeitar que para cada um de nós essas datas terão um significado diferente. Quais serão os seus? 

Como é para você viver essa época do ano?

Se você teve vivências ruins nessas datas, lembre-se que, independentemente do que você viveu, seja qual for a sua experiência, ainda existe a possibilidade de ressignificar. Mesmo as lembranças mais difíceis, é possível deixá-las no passado. Sozinho(a) ou com ajuda de um profissional, você pode encontrar novos sentidos para essas lembranças e vivências. 

Você pode inventar o seu natal, o seu final de ano, fazer de um jeito diferente.

Você pode passar sozinho, fazendo as suas coisas do dia a dia, com seus animais de estimação, você pode passar com sua família, amigos. Pode decidir ficar em casa, pode decidir sair, passear ou viajar. O importante é que não temos regras de como viver essa época do ano.

Outro ponto importante de considerar sobre como vamos viver essas datas, é que elas vão depender, também, do que estamos passando neste momento da vida, por exemplo, muitas pessoas perderam entes queridos neste ano e vão passar o natal pela primeira vez sem eles. Por isso, não se comparar é fundamental. Não se obrigue a estar feliz quando não é isso que você sente. Se você está vivendo um momento assim, respeite a sua necessidade de recolhimento. Se você conhece uma pessoa, amigo, amiga que está passando por momentos assim, de apoio. 

Se eu pudesse dar uma sugestão a vocês de como viver essa época do ano, seria: Viva o que você pode viver neste momento e faça a sua história, não se compare e esteja aberto(a) para inventar o seu jeito de viver esta época do ano e a descobrir o que pode lhe fazer bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *