Uma forma de lidar com os pensamentos intrusivos

Tempo de leitura: 1 minuto

A força de qualquer pensamento está diretamente relacionada ao grau de importância e confiança que atribuímos a ele. Esses pensamentos não são fatos em si; eles são uma combinação de opiniões, julgamentos, histórias, lembranças, teorias, interpretações e previsões sobre o futuro. São ideias geradas pelo nosso cérebro para dar sentido ao mundo.

Uma das habilidades mais importantes para lidar com os pensamentos intrusivos e seu impacto em nosso estado emocional é adotar uma certa distância em relação a eles. Isso envolve o processo de observar de maneira objetiva quais pensamentos surgem em nossa mente e notar como eles nos afetam emocionalmente.

Você pode fazer isso reservando alguns minutos para observar o fluxo de pensamentos em sua mente. Isso não significa bloquear os pensamentos ou tentar ignorá-los, mas sim ter momentos de atenção plena. A atenção plena consiste em estar presente no momento atual, consciente dos pensamentos, sentimentos e sensações corporais que surgem, sem julgá-los ou se distrair.

Essa prática pode ser um bom exercício! E se você precisar de ajuda para lidar com os pensamentos intrusivos, é recomendado buscar a psicoterapia com um profissional de psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *