Tempo de leitura: 1 minuto
A maioria das pessoas experimenta sentimentos de ansiedade ou depressão às vezes. Luto, perda de um emprego, divórcio, doença e outros estressores podem levar a sentimentos de tristeza, preocupação, frustração e solidão. Estas são reações normais a situações difíceis da vida.
Algumas pessoas experimentam esses sentimentos diariamente, sem um estressor conhecido. Isso pode interferir na capacidade de realizar atividades diárias, como chegar ao trabalho na hora certa, cuidar de si próprio ou cuidar das crianças. Nesse caso, as pessoas podem estar sofrendo de depressão, ansiedade ou uma combinação dos dois.
Depressão e ansiedade podem co-ocorrer, por isso é sempre útil saber quais os sintomas a serem observados e os tratamentos mais eficazes.
A característica essencial do transtorno depressivo maior é um período de duas semanas durante o qual há humor deprimido quase todo dia, quase todos os dias, ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades. Os sintomas do transtorno depressivo maior causam sofrimento ou prejuízo significativos nas áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas de funcionamento.
A característica essencial do transtorno de ansiedade generalizada é a ansiedade excessiva e a preocupação com vários eventos ou atividades. A intensidade da preocupação é desproporcional à probabilidade do evento previsto. A preocupação ou ansiedade excessiva costuma acontecer por mais dias, e geralmente uma pessoa pode ficar no mínimo seis meses com essa preocupação.
Um plano de tratamento para ansiedade e depressão concomitante deve ser elaborado para ajudar a pessoa a gerenciar e reduzir os sintomas de ambos os distúrbios ao mesmo tempo. Várias formas de psicoterapia estão amplamente disponíveis e são eficazes para ansiedade e depressão.