É hora de iniciar sua jornada de autodescoberta

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar exatamente no que você quer da vida? Talvez você tenha dado esse primeiro passo em direção à autodescoberta, mas não descobriu um caminho para alcançar seus objetivos principais.

Sonhos, desejos pessoais, talentos, até mesmo seus traços de personalidade nem sempre parecem importar muito na correria da vida cotidiana. Mas, a consciência dessas características pode lhe dar bastante percepção do seu eu interior.

As prioridades da nossa rotina diária importam, mas uma vida, que nada mais é do que uma série de passos e movimentos repetidos, geralmente, não proporciona muito prazer.

Se você chegou a um ponto na vida em que se pergunta: “Quem sou eu, realmente?” Talvez seja o momento de se conhecer um pouco melhor.

A autodescoberta pode parecer um conceito grande e intimidador, mas na verdade é apenas um processo de:

  • examinar sua vida
  • descobrir o que está faltando
  • dar passos em direção a um aprimoramento natural do ser humano

Muitas pessoas acabam se definindo por suas relações com os outros ou pelas coisas que sempre fizeram, nunca considerando a possibilidade de algo diferente.

Sem uma ideia clara das coisas que importam para você ou para a pessoa que você espera se tornar, você continuará vivendo para outras pessoas em vez de você mesmo.

Tente responder:

  • O que eu quero da vida?
  • Como me vejo daqui a 5 ou 10 anos?
  • Fiz algo que me orgulho? E que me arrependo?
  • Estou bem? Minha vida atual me dá satisfação?

As respostas a essas perguntas podem lhe dar um ponto de partida. Se não souber como responder, tente pensar em um momento em que você sentiu muita realização ou felicidade, e anote o que contribuiu para aquilo.

As paixões ajudam a dar propósito à vida e a tornam rica e significativa

Por exemplo, digamos que você tenha paixão por ajudar os outros e isso tenha te guiado para o campo da medicina ou da psicologia. Mas, seu trabalho atual não te permite ter contato genuíno com as pessoas.

Viver sua paixão pode envolver identificar o trabalho que você realmente deseja e pesquisar as etapas necessárias para uma mudança de carreira. 

Tenha em mente que as paixões nem sempre precisam ser complexas ou relacionadas a interesses profissionais. Pense: no que você gasta o seu tempo livre? O que traz alegria à sua vida?

Mesmo interesses como filmes e músicas podem oferecer insights. Tirar algum tempo para considerar o que você mais gosta e tentar descobrir maneiras de enriquecer sua vida.

No entanto, não sinta que precisa encontrar respostas imediatamente. A autodescoberta leva tempo, e é mais útil considerar cuidadosamente suas respostas em vez de agarrar a primeira coisa que vem à mente.

Quando o processo de autodescoberta parece muito difícil e você não sabe por onde começar, a psicoterapia pode fornecer um espaço seguro para obter orientação.

Você não precisa experimentar sintomas de saúde mental para se beneficiar de apoio profissional. Os profissionais de psicologia ajudam as pessoas a resolver uma série de questões, incluindo esclarecimento de metas, mudanças de carreira e questões de identidade.

O processo de autodescoberta parece diferente para todos, mas geralmente não é algo que acontece da noite para o dia.  É algo que carece de tempo e paciência, assim como, conhecer outra pessoa, que nesse caso é você mesma(o) .

Você está no comando da jornada, mas não tenha medo de desviar a rota. Quanto mais caminhos você percorrer, mais você pode descobrir! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *