Plantão Psicológico

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é o Plantão Psicológico? 

O Plantão Psicológico é um serviço pontual de atendimento psicológico a pessoas que estão vivenciando, no presente momento, uma emergência psicológica, uma tensão ou desconforto emocional e que precisam de uma consulta psicológica para clarificar e compreender melhor a si mesmos e os acontecimentos geradores daquela tensão. Essa consulta psicológica avulsa tem por objetivo facilitar uma maior compreensão da pessoa e de sua situação imediata, auxiliar na diminuição dos níveis de tensão emocional e possibilitar o surgimento de novas atitudes frente à situação vivenciada.

É uma modalidade de atendimento psicológico da prática clínica contemporânea, voltado para àquelas pessoas que estão diante de um sofrimento emocional pontual, momentâneo, um desconforto no aqui e agora e que precisam de acolhimento e suporte psicológico naquele momento. 

O papel da psicóloga é ajudá-lo(a) a refletir e buscar novas maneiras para lidar com as suas dificuldades do momento sem que este precise fazer todo um trabalho de mudança de sua personalidade, de um comprometimento a longo prazo, de uma psicoterapia. 

Márcia Tassinari, psicóloga, autora e pesquisadora do Plantão Psicológico no Brasil, descreve sobre este serviço como a clínica da urgência psicológica que tem por objetivo acolher a emergência vivenciada pela pessoa. Esse acolhimento, pautado pelos princípios da Abordagem Centrada na Pessoa, possibilita que o indivíduo configure melhor sua urgência, seus recursos, suas ações e amplie o cuidado consigo mesmo. O serviço de Plantão Psicológico, além de efeitos terapêuticos, tem caráter preventivo de conflitos emocionais posteriores.

“Nesse sentido, entendemos o Serviço de Plantão Psicológico como uma atividade de promoção da saúde, já que a escuta do plantonista visa possibilitar que a pessoa se situe melhor naquele momento e consiga verbalizar sua urgência, clareando para si mesma aquilo de que necessita, podendo, portanto, evitar o acúmulo da ansiedade. Acreditamos que ser atendida no momento de sua necessidade, por iniciativa própria, estimula o cuidado consigo mesma, atingindo, assim, os objetivos da prevenção primária. ” (TASSINARI, 2003, p. 12).

Onde e quando surgiu o Plantão Psicológico?

O plantão psicológico é uma prática que surgiu no Brasil em meados da década de 1970 no Serviço de Aconselhamento Psicológico oferecido no Instituto de Psicologia da USP e surgiu principalmente como uma alternativa para diminuir a fila de espera e para melhor atender à demanda por atendimento psicológico que existia na época. Inspirados nas experiências das walk-in clinics surgidas nos Estados Unidos para prestar atendimento imediato à comunidade, alguns profissionais do grupo de Psicologia Humanista do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo desenvolvem o Centro de Desenvolvimento da Pessoa – CDP. Um importante centro de referência para as pessoas que tinham interesse em aprofundar os estudos na Abordagem Centrada na Pessoa no país. Estimulados principalmente pela psicóloga Rachel Lea Rosenberg. Aqui foram estabelecidos as bases deste serviço como: o tempo indeterminado para a sessão e o retorno de no máximo três encontros, além de muitas pesquisas científicas que comprovam a sua eficácia na prática. 

Como o Plantão Psicológico funciona?

É exercido por psicólogos que ficam à disposição das pessoas que procuram espontaneamente o serviço, em locais, dias e horários preestabelecidos. Além dos consultórios e clínicas de psicologia este serviço é muito comum na comunidade, no Sistema Único de Saúde (SUS), nos serviços de Assistência Social, nas Universidades, hospitais, empresas e escolas. Trata de uma proposta muito importante para a prevenção e promoção em saúde mental, principalmente no momento em que estamos vivendo. 

Dentro da proposta da Abordagem Centrada na Pessoa, o Plantão Psicológico é um atendimento sem tempo delimitado, individualizado, podendo ser realizado em até três encontros. As pesquisas demonstram que a maioria das pessoas que buscam um plantão psicológico conseguem compreender e lidar melhor com a sua questão emocional em um único encontro com o psicólogo(a) que realiza o Plantão Psicológico. 

Na Abordagem Centrada na Pessoa o plantonista é aquele que deve ter a congruência, a consideração positiva incondicional e a compreensão empática como jeito de ser, e a tendência atualizante como pilares de si mesmo.

Para quem é o serviço de Plantão Psicológico?

Serve para qualquer pessoa, acima de 18 anos que, diante da sua necessidade psicológica do momento – de um desconforto emocional, que para a pessoa se caracteriza como uma emergência emocional – precisa de um acolhimento profissional, que clarifique os aspectos emocionais que está passando de maneira a compreender-se melhor e a encontrar novas estratégias para lidar com a sua situação. Trata-se de uma consulta psicológica avulsa, pontual, sem a necessidade de um comprometimento em longo prazo.

Limites do Plantão Psicológico:

Este serviço não visa atender casos de emergências psiquiátricas como, por exemplo, um surto psicótico ou tentativa de suicídio, pois estas são situações extremas às quais as funções cognitivas da pessoa estão prejudicadas, trazendo possíveis situações de risco para si mesmas e para outros, como seus familiares. Nestes casos, em que a pessoa se encontra em profunda e abrangente desorganização, a busca por ajuda deve ser em serviços especializados como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Quer contratar o serviço de Plantão Psicológico para sua empresa, escola, serviço de saúde ou do esporte? 

Quer apenas conhecer mais sobre como funciona o Plantão Psicológico e suas bases teóricas?   

👉 Quer fazer um pré-contato?⠀⠀

Clique aqui e entre em contato pelo Whats: (49) 99924-1574

E-mail: tania.aosani@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *