O que é uma crise existencial?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já se deparou com uma crise existencial

Está vivendo um momento em sua vida ao qual vem se questionando sobre praticamente tudo? Suas escolhas, sonhos, possíveis arrependimentos, relacionamentos, profissão, amizades, entre outros? 

Uma crise existencial é um estado emocional e psicológico em que uma pessoa enfrenta uma profunda incerteza, questionamento e conflito sobre o sentido, propósito e valor de sua própria vida. É uma experiência comum ao longo do desenvolvimento humano, geralmente surgindo em momentos de transição significativa, como mudanças de carreira, de fases de vida, perdas pessoais, marcos de vida importantes ou simplesmente ao refletir sobre a própria existência.

São períodos, fases que podem durar semanas ou meses e costumam vir acompanhados de muita angústia, incertezas, dificuldades de tomar decisões, de saber o que se quer, e até mesmo, quem se é. Às vezes, uma crise existencial pode ser confundida com depressão. No entanto,  embora a crise existencial possa trazer uma confusão de sentimentos e emoções como a tristeza, insegurança e medo,  se caracteriza mais como um momento de revisão, de reavaliação do que se vive e se deseja viver. Diferente de um quadro depressivo ao qual costuma-se ficar, mais paralisado(a) diante da própria vida e desesperançoso(a) quanto ao futuro. 

O que uma pessoa pode sentir quando está passando por uma crise existencial?

Durante uma crise existencial, uma pessoa pode se sentir desorientada, ansiosa e triste enquanto tenta entender quem ela é, o que quer da vida e qual é o seu propósito. Perguntas como: “quem sou eu?”, “o que estou fazendo com a minha vida?” e “qual é o sentido de tudo isso?”, são comuns nesse período.

Essas crises, muitas vezes, desafiam as crenças, valores e metas que uma pessoa pode ter mantido anteriormente, levando-a a questionar e reavaliar suas escolhas e direções. No entanto, passar por uma crise existencial também pode ser um momento de crescimento pessoal e autoconhecimento, permitindo que a pessoa redefina suas prioridades, encontre novos significados e desenvolva uma compreensão mais profunda de si mesma e do mundo ao seu redor.

É importante notar que uma crise existencial não é necessariamente um sinal de doença mental, mas sim uma parte natural do processo de desenvolvimento humano. No entanto, pode desencadear sofrimento e sobrecarga emocional, se isso lhe ocorrer, é importante contar com o auxílio de um profissional de saúde mental. A psicoterapia costuma ser um dos principais recursos para este momento da vida, pois proporciona um espaço acolhedor e seguro para ajudar a navegar por esse período desafiador de atualização de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *