Crise Global de Saúde Mental

Tempo de leitura: 4 minutos

Os estudos e pesquisas têm demonstrado que a pandemia tem outro efeito devastador já apontado também pela OMS: uma crise global de saúde mental.

E nós, profissionais de saúde mental, já estamos nos preparando para atender a essa demanda.

O ano de 2020 estava sendo citado como o ano ápice da depressão e ansiedade no mundo.

A depressão é a doença mais incapacitante do mundo e tende a aumentar ainda mais nos próximos meses, assim como outras doenças mentais.

Isso tudo já era previsto antes mesmo de considerar uma pandemia!

Mas, por que uma crise global de saúde mental?

Por que os dados nos mostram em todo mundo que problemas de saúde mental estarão no auge?

As respostas para essas perguntas trarei ao longo deste texto. Acompanhe!

Mudanças nas Relações Sociais

As transformações que estamos vivendo são grandes, impactantes e quase sempre muito drásticas.

A desigualdade social aumentando e aparecendo é um exemplo (que para alguns passava batido); somada ao desemprego, aos discursos de ódio, aumento da violência, do uso de álcool e drogas.

Outro ponto importante são as mudanças nas relações sociais com o distanciamento social e até o isolamento social para algumas pessoas.

Tudo mudou até na expressão de nossos afetos. Não poder ter contato físico nos impacta e muito: dar abraços, aperto de mãos, o uso de máscara.

Está comum para mim, por exemplo, atender as pessoas que iniciaram o atendimento presencial agora e não conhecer o sorriso delas.

Você também está aprendendo novas habilidades?

Um dos exemplos de eventos estressores que estamos passando são as mudanças no mundo do trabalho.

As novas habilidades que precisamos aprender rapidamente, ou jeitos de trabalhar.

Fiquei pensando na vida dos professores, eu que já fui professora e mal posso imaginar como pode estar sendo vivenciar esse momento para eles.

Quatro meses fora da sala de aula, dando aula online, tendo que gravar vídeos, sendo que a maioria nunca havia realizado isso na sua vida.

Tendo que aprender a lidar com novas ferramentas da internet e do mundo online.

É claro que isso tudo pode mexer com a gente e pode alterar a nossa saúde mental. E ainda temos as condições individuais de cada pessoa que vão influenciar na maneira com a qual cada um vai lidar e reagir diante de tudo isso.

E os planos para 2020?

Quantos planos que você fez para 2020 estão parados ou não aconteceram?


Essa desaceleração que tivemos na vida, paramos com muitas coisas que estávamos planejando fazer em 2020, ou tendo que remodelar totalmente os nossos planos; fez com que olhássemos de um jeito para nós mesmos que antes na correria não víamos, não percebíamos ou fugíamos mesmo de perceber, fingindo que estava tudo bem.

Estamos diante de nós mesmos tendo que lidar com o que surge, revendo nossos conceitos.

O adoecimento emocional

A imprevisibilidade da doença, a todo momento mudando o que conhecemos do vírus, sobre a contaminação, sobre o tratamento, o percurso da doença. Vivemos na iminência da morte, não sabemos quando e quem vai se contaminar o percurso que o vírus vai fazer em nós e nas nossas famílias.

É sempre um risco grande.. ficamos em alerta, preocupados, com medo, ansiosos para saber quando isso vai acabar. 

Estes são alguns exemplos de eventos estressores que estamos passando, não tem como isso tudo não ou mexer, alterar a nossa saúde mental. E ainda temos as condições individuais de cada pessoa que vão influenciar na maneira com a qual ela irá lidar e reagir diante de tudo isso.

De todas as doenças que podem se desenvolver como transtorno de estresse pós traumático, síndrome do pânico, crises de ansiedade generalizada entre outras, a depressão tem tido destaque e pensando nessa projeção de futuro é sobre ela que pensei em conversar um pouco mais com vocês. 

Como podemos nos adiantar à um quadro de saúde mental, de adoecimento severo? Quais são os sinais de que a depressão possa estar se desenvolvendo em você e como você pode reconhecê-los?

Eu gosto de ajudar as pessoas a reconhecer os sinais antes que um adoecimento grave ocorra, antes que os sofrimentos se tornarem complexos.

Por isso, meu projeto é ajudar vocês a reconhecer quando a vida está se tornando sombria demais, reconhecendo os sinais de um pedido de ajuda.

Como diz um ditado chinês:

Você não pode evitar que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode evitar que eles construam ninhos em seus cabelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *