Tempo de leitura: 5 minutos
Os laços entre humanos e animais são poderosos. E a correlação positiva entre animais de estimação e saúde mental é inegável. A grande maioria dos donos de animais pensam em seu bichinho como um membro da família. Em tempos como a quarentena, que somos obrigados a ficar em casa, os animais de estimação podem muitas vezes ser a única companhia de pessoas solitárias, ou até mesmo, uma companhia agradável e cheia de carinho para idosos, crianças e adultos.
E isso é verdade, não importa quantos anos tenhamos. Crianças, adolescentes, adultos e idosos encontram alegria na relação com seus animais de estimação. Portanto, animais de estimação e saúde mental andam de mãos dadas.
Os benefícios para a saúde mental de possuir um cão ou gato, coelhos, hamsters ou outro animal de estimação, foram comprovados por muitos estudos científicos. Os animais ajudam na depressão, ansiedade e estresse. Além disso, eles proporcionam companhia e facilitam a solidão, enquanto nos trazem alegria e amor incondicional.
Pesquisa inicial sobre animais de estimação e saúde mental
A primeira pesquisa sobre animais de estimação e saúde mental foi publicada há 30 anos. O psicólogo Alan Beck, da Universidade de Purdue, em Indiana nos Estados Unidos, e o psiquiatra Aaron Katcher, da Universidade da Pensilvânia, também nos EUA, conduziram o estudo. Eles mediram o que acontece com o corpo quando uma pessoa afaga seu cão amigo. Aqui está o que eles encontraram:
- Pressão arterial caiu;
- A frequência cardíaca diminuiu;
- A respiração tornou-se mais regular;
- Tensão muscular relaxada.
Todos esses são sinais de estresse reduzido, o que são evidências físicas dos benefícios para a saúde mental a partir do convívio com os animais de estimação.
Interagir com animais de estimação reduz nossos hormônios do estresse
Já sabemos que brincar com animais reduz os hormônios relacionados ao estresse. E esses benefícios podem ocorrer após apenas cinco minutos de interação com um animal de estimação, o que significa que eles são muito úteis para quem sofre de ansiedade, por exemplo.
Brincar com um cachorro ou gato pode aumentar nossos níveis de serotonina e dopamina. Estes são hormônios que acalmam e relaxam o sistema nervoso. Quando sorrimos e rimos do comportamento fofo de nossos animais de estimação, isso ajuda a estimular a liberação desses “hormônios da felicidade”.
Animais de estimação e saúde mental: diminuindo o estresse
Além disso, interagir com os pets reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. E aumenta a liberação de ocitocina – outro produto químico no corpo que reduz o estresse naturalmente. É por isso que a terapia assistida por animais como a equoterapia, a cinoterapia ou o cão de apoio emocional é muitas vezes indicada e possui ótimos resultados. Um bichinho de estimação pode proteger também as crianças da ansiedade. Os pets claramente têm um efeito benéfico com crianças agitadas ou nervosas.
Nossos animais de estimação nos fazem sentir necessários
As pessoas se sentem mais necessárias quando têm um animal de estimação para cuidar. O ato de cuidar traz benefícios à saúde mental. Cuidar de outra coisa viva nos dá um senso de propósito e significado.
Isso acontece mesmo quando os animais não interagem muito com seus cuidadores. Fazer as coisas para o bem dos outros reduz a depressão e a solidão. Alimentar, dar banho, levar para passear, tudo isso pode fazer com que pessoas, principalmente as mais solitárias, se sintam motivadas, pois sabem que o animal necessita delas para sobreviver.
Gatos e cães são ótimos exemplos de como experienciar o momento
Animais de estimação vivem no aqui e agora. Em outras palavras, eles não se preocupam com o que aconteceu ontem. Além disso, eles não estão preocupados com o que pode acontecer amanhã.
Como resultado, animais de estimação podem ajudar as pessoas a ficarem mais atentas. A atenção plena é o processo psicológico de atrair a atenção para o momento presente. Portanto, animais de estimação podem ajudar pessoas muito ansiosas com o futuro ou muito apegadas ao passado a aproveitar e apreciar o momento presente.
Além disso, os animais de estimação ajudam a distrair as pessoas do que os está incomodando. E passar um tempo com um animal de estimação pode ajudar alguém que vive “emburrado(a)” a se lembrar de como é importante sermos de vez em quando um pouco brincalhões ou despreocupados.
Cães e gatos amam seus donos incondicionalmente. Por exemplo, animais de estimação não se importam com o nosso desempenho no trabalho, com nossas habilidade sociais, nem com nossa capacidade atlética. Não ligam para a roupa que estamos vestindo e nem se o cabelo está impecável. Eles estão simplesmente felizes em ver seus donos. E eles querem passar tempo com eles, não importa o que aconteça.
Esse tipo de amor incondicional é bom para a saúde mental. Nos estimula a buscar conexões mais verdadeiras com as pessoas e com tudo que fazemos. Quando nos deparamos com as poucas necessidades que um animal de estimação tem para ser feliz, podemos nos perguntar porque nos cobramos tanto e se não é preciso reavaliar nossas incansáveis buscas por mais felicidade.