Tempo de leitura: 2 minutos
Tristeza é uma emoção humana que todas as pessoas sentem em determinados momentos de suas vidas. Sentir-se triste é uma reação natural a situações que causam dor emocional e que estão presentes no nosso dia a dia. Existem vários graus de tristeza. Mas, assim como outras emoções, a tristeza é temporária e desaparece com o tempo. É dessa maneira que a tristeza difere da depressão.
Depressão é uma doença mental de longo prazo. Prejudica as áreas sociais, ocupacionais e outras áreas importantes do funcionamento mental da pessoa. Se não for tratado, os sintomas da depressão podem durar muito tempo.
Quando uma pessoa está triste, às vezes pode parecer que isso toma conta da sua vida na totalidade, mas ao mesmo tempo essa pessoa consegue ter momentos em que seja possível sorrir ou sentir-se confortado(a), amparado(a), consegue encontrar estratégias para lidar com os problemas da vida e a superá-los. Depressão difere de tristeza, uma vez que os sentimentos que se tem afetarão todos os aspectos da vida da pessoa. Pode ser difícil ou até impossível encontrar diversão em qualquer coisa, incluindo atividades e pessoas que antes se gostava de ter por perto. Depressão é uma doença mental, não uma emoção.
Os sintomas da depressão podem incluir sentimentos constantes de tristeza. Existem pessoas que ficam mais irritadas, outras com fadiga extrema. Há ainda os que passam a observar alterações nos padrões de sono e alimentação ou dificuldade de concentração, entre outros.
Quem está com depressão geralmente perde o interesse e entusiasmo por coisas que costumavam proporcionar prazer. Sentem-se com culpa profunda e injustificada. Isso sem falar nos sintomas físicos. Porém, o sintoma mais preocupante que pode estar presente na depressão são os pensamentos constantes sobre a morte ou sobre ações suicidas.
A pessoa pode ter alguns desses sintomas se estiver triste, mas eles não devem durar mais de duas semanas, caso contrário é preciso procurar ajuda. Pensamentos suicidas são um sinal de depressão, não de tristeza, procure sempre ajuda imediata.
Observe se seus sentimentos interferem em sua capacidade de trabalhar, estudar ou realizar atividades diárias, participar da vida comum com outras pessoas ou experimentar qualquer tipo de prazer. O primeiro passo para uma recuperação é falar sobre o problema, e pedir ajuda. O segundo é procurar a psicoterapia.
Precisamos lembrar sempre que tristeza é condição passageira e depressão é doença; e quando estamos doentes precisamos de tratamento.