Tempo de leitura: 2 minutos
Toda transformação, seja qual for, por mais desejada que seja, envolve ganhos e também perdas. A mudança é uma parte inevitável da vida, mas saber disso não significa que lidar com a mudança seja fácil. Encontrar maneiras de aceitar e lidar pode tornar essas transições mais suaves e menos problemáticas.
A mudança requer ajustes. Às vezes, podem ser pequenas coisas, como encontrar uma nova maneira de fazer algo ou adicionar um novo passo a algumas de suas rotinas diárias. Em outros casos, você pode descobrir que a mudança introduz interrupções significativas na maneira como você vive sua vida. Isso pode criar estresse ou sentimentos de ansiedade e depressão em alguns casos.
É como uma travessia, um caminho, não se dá num único momento, envolve um processo que vai desde o desejo inicial de mudar, passa pela decisão, envolve reconhecimento do que foi deixado para trás, o surgimento dos mais variados sentimentos – inclusive o desejo de voltar atrás ou desistir – até a assimilação do novo estado ou condição, e isso leva tempo, pode levar bastante tempo e está tudo bem!
Como você lida com suas mudanças pode desempenhar um papel no seu bem-estar mental geral, incluindo como você se sente em relação à sua vida. Se você está lutando para lidar com uma mudança, pode ficar com sentimentos de negatividade, amargura, culpa ou arrependimento pelo resultado.
Se você tende a ser resiliente diante dos desafios da vida, pode se recuperar e se adaptar com relativa facilidade. Mas, se você tende a se esforçar mais com as transições, pode precisar de uma ajudinha extra para voltar aos trilhos.
A maneira como você pensa sobre a mudança desempenha um papel importante na determinação de como você lida com isso. O fundamental é dar-se tempo, observar o que se sente, acolher-se… Quando o mundo está mudando ao seu redor, manter algum senso de normalidade pode ser uma maneira útil de minimizar o estresse e encontrar conforto. Pesquisas descobriram que manter rotinas pode ajudar as pessoas a lidar melhor com os sintomas de estresse e ansiedade. Coisas simples, como ir para a cama e acordar no mesmo horário todas as manhãs, podem fornecer uma sensação de estrutura, mesmo que pareça que outras áreas de sua vida são menos previsíveis.
Você nem sempre pode controlar as mudanças, mas pode gerenciar como responder a essas mudanças. Desenvolver uma atitude positiva é uma ótima maneira de promover a resiliência, mas também é importante cuidar de si mesmo durante esses tempos de transição. Certifique-se de manter uma rotina, cuidando de suas necessidades físicas e emocionais e pedindo ajuda aos seus entes queridos quando precisar de uma mão extra. E se estiver sofrendo demais com as mudanças, sejam elas quais forem, buscar ajuda, afinal você não precisa dar conta de tudo sozinha(o).