Tempo de leitura: 2 minutos
Mudar hábitos, ou adquirir novos hábitos, podem parecer ações simples e rápidas, porém sabemos que não é bem assim. Mudar um hábito ou criar um novo hábito é algo que leva tempo; e para isso não importa que tipo de hábito estamos tentando incorporar em nossas vidas: alimentares, qualidade de sono, atividade física, ler mais… todos eles são difíceis, e quando tentamos fazer tudo ao mesmo tempo pode ser pior ainda.
Nosso cérebro está acostumado com a rotina. Quando tentamos mudar um hábito, ele faz de tudo para que a rotina volte a ser como antes. É por isso que é tão comum falharmos na mudança de hábitos. E falhar, não significa fracassar. Aliás, é muito importante não associarmos fracasso ao processo de mudança de hábitos. Por isso, se temos um ideal de emagrecer, se alimentar melhor ou ser mais saudável, e caso falharmos em algum momento desse processo de mudança de hábito, podemos nos sentir frustrados e desanimados, aí então queremos desaparecer da nutricionista, da academia e outras atividades que podemos estar fazendo para alcançar a nossa meta.
Podemos sentir vergonha de nós mesmos por não conseguirmos mudar um hábito. A vergonha nos paralisa e nos faz perder o que já tínhamos conquistado durante o processo.
- Qual é o nosso ideal aqui: que acreditamos que temos que ser: persistentes, corajosos, que não podemos ter falhas ou fracassar.
- Qual é o gatilho? Falhar na mudança de hábito.
- Qual o sentimento: vergonha, frustração, fracasso e queremos nos esconder do mundo porque desconfiamos de que sejamos capazes de conseguir.
- O que acontece na realidade? Nosso cérebro, bem espertinho, tem um hábito que ele já sabe o caminho de cor e vai te puxar sempre para voltar à rotina antiga, porque é mais fácil.
O que fazer então? Divida sua grande meta em pequenas metas. Crie pequenos objetivos por vez e vá vencendo-os um a um. Se você quer ser uma pessoa mais saudável e precisa para isso mudar hábitos alimentares, inserir-se em uma nova rotina, realizar atividades físicas, melhorar a qualidade do sono e descanso – veja QUANTA coisa terá de fazer.
MAS, se você começar com pequenas mudanças de hábito, uma a uma (cada uma como micro metas) verá que algo que parecia ENORME e DISTANTE de alcançar irá acontecendo por meio de pequenas “vitórias” que te estimula a conseguir as outras sem cair tanto nos gatilhos da vergonha e da incapacidade, da insuficiência “como se fossemos os únicos do mundo que não conseguem”.
Exemplo: se você quer ser vegano, deixar de comer carne poderá ser muito difícil se cortar esse alimento da sua vida de vez. Mas, poderá ser possível se você se permitir ir conhecendo aos poucos outros alimentos e ir diminuindo o consumo, com metas semanais, mensais.