Tempo de leitura: 2 minutos
O sentimento de vergonha se alimenta, principalmente, da incerteza e da desconfiança que sentimos de nós. Desconfiar de si mesmo é o principal gatilho da vergonha.
Já sabemos que a vida é imperfeita. Tudo pode estar bem, as coisas andam bem, até o momento em que surge uma situação que nos coloca contra a parede. Quando isso acontece temos duas hipóteses: podemos encarar a situação, aprender com ela, buscar melhorar, mas não vamos desconfiar do que já temos e do que já somos. Não vamos desconfiar de nós. Temos confiança.
A outra hipótese é ser colocada(o) contra a parede (por situações da vida) e desmoronar. Passar a desconfiar do já temos, do que já somos e caí nas armadilhas da vergonha – “então, eu não sou suficiente mesmo, para dar conta disso”, “eu sabia que não iria conseguir”, “eu sou um fracasso”.
Esse é o ponto.
A vergonha nos faz desconfiarmos de nós mesmos(as) e a partir disso, todas aquelas mensagens negativas sobre quem somos voltam a aparecer.
Podemos construir, se desconstruir, aprender, melhorar, sem desconfiar, se sentir inseguro e incapaz, que é o que sentimento de vergonha faz conosco quando ele está grande demais em nossa vida. Quando nos sentimos confiantes serão poucas coisas que poderão nos abalar a nível de funcionamento psicológico.
É a confiança nas nossas capacidades, na nossa pessoa, que poderá ser o “elixir” contra a vergonha.
Vergonha antecipada e a ansiedade
Outro ponto do sentimento de vergonha é que podemos senti-lo no momento em que algo nos acontece, ou, de maneira antecipada (quando sofremos por antecedência) o que costuma confundir muito com a ansiedade. Pode até ser que a ansiedade também exista, mas se o sentimento for de insuficiência, incompetência, de “não vou conseguir porque não sou suficiente”, “vai dar errado, vou gaguejar”….bem, aí temos a vergonha antecipada, surgindo antes que as coisas acontecem.
Você já sofreu sentindo-se envergonhada(o) antes de uma apresentação? Antes de evento importante na sua vida?
O sentimento de vergonha pode determinar seu comportamento. Podemos sentir vergonha e isso não nos atrapalhar ou, podemos sentir e a apresentação ser um fracasso.
E aí, o sentimento de vergonha tem atrapalhado? Em mudado seu comportamento?